Análise de Desempenho e Análise Operacional de Sistemas de Ar e condicionado e Refrigeração

Operação Assistida (Continuous Commissioning)

Comissionamento

TAB (Teste, Ajuste e Balanceamento) de Circuitos Hidrônicos

Consultoria em Refrigeração Industrial

Consultoria em Segurança e Análise e Gerenciamento de Riscos para Sistemas de Refrigeração por Amônia

Infra-Estrutura

Instrumentação

Tecnologias

ANÁLISE DE DESEMPENHO E ANÁLISE OPERACIONAL DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO E REFRIGERAÇÃO

Aquisição de dados micro-processados com tratamento gráfico das grandezas físicas ao longo do tempo.
A análise operacional tem o objetivo de trazer um diagnostico completo de um sistema existente dentro das condições reais de operação e identificar os problemas decorrentes de projeto, instalação, operação, controle e manutenção e indicar as correções necessárias para que o mesmo venha a operar dentro das condições ótimas necessárias.
Para estas análises, a TOMAZ CLETO YAWATZ utiliza de sistemas de aquisição de dados, em função de tempo, de grandezas físicas tais como fluxo de água ou de fluido refrigerante; temperaturas em vários pontos do sistema, temperaturas nos equipamentos, ambientes condicionados ou temperatura de produto; nível de ruído; concentração de gases; nível de líquido em tanques (por ultra-som), entre outros de sensoriamento eletrônico, os quais são indispensáveis para resultados minuciosos e precisos.

topo

OPERAÇÃO ASSISTIDA (CONTINUOUS COMMISSIONING)

Supervisão e monitoração da operação de sistemas de ar condicionado e de refrigeração de forma otimizada reduzindo o consumo energético do sistema e corrigindo os problemas operacionais existentes.
O “Continuous Commissioning”, ou operação assistida, tem como objetivo resgatar as condições de projeto e ainda otimizar um sistema existente.
A necessidade do “continuous commissioning” se faz uma vez que se verificam problemas comuns em sistemas existentes, tais como: a perda de informações importantes entre o projeto básico e a operação atual (conceito de operação, alterações durante a instalação, etc.); seqüências de controle não totalmente programadas, dispositivos operando de forma incorreta; equipamentos funcionando desnecessariamente; documentação incompleta.

Estas deficiências resultam em uma operação que consiste apenas em minimizar reclamações, ao invés de trazer benefícios.
Na operação assistida do sistema são realizadas as análises operacional e de desempenho dos equipamentos e verificada a rotina de operação e o comportamento das variáveis potenciais que afetam o consumo de energia do sistema. Através de estudo e análise do comportamento do sistema, com o auxílio de software de simulação, é possível a busca de resultados sensíveis na otimização do mesmo. Após realizadas as alterações e as novas rotinas implantadas, a equipe de operação do cliente é treinada para manter os níveis alcançados durante o trabalho.
Os resultados mostram não apenas o aumento da eficiência energética do sistema, mas também a redução dos custos operacionais, custos de manutenção, o aumento da vida útil do sistema e, principalmente, um aumento de produtividade e da qualidade do ambiente interno (IEQ).

topo

COMISSIONAMENTO

A “autoridade” de comissionamento representa o proprietário ou empreendedor e atua desde o projeto, estabelecendo junto com o projetista as especificações do comissionamento, os procedimentos de teste, as verificações e outros pertinentes que irá executar, e acompanha todo o processo de montagem, aceitação e pós-aceitação do sistema. Para o caso de instalações refrigeração industrial e de condicionamento de ar, o COMISSIONAMENTO e com ele o T.A.B. asseguram o desempenho das instalações previstos pelo projetista do sistema e pelos critérios e normas do proprietário, preparando-a para ocupação e no caso de instalações industriais e frigoríficas, asseguram as condições de processo ou do produto que previamente foram definidas.

topo

TAB (TESTE, AJUSTE E BALANCEAMENTO) DE CIRCUITOS HIDRÔNICOS

Procedimento para se obter o melhor desempenho do sistema instalado.
O T.A.B. conclui a instalação do sistema, dando-lhe a performance requerida pelo projeto, assegurando a qualidade quanto ao consumo de energia, distribuição da água (gelada, de condensação, etc.), custos de operação, desempenho dos equipamentos, conforto térmico e/ou temperatura de produto em câmaras frigoríficas.

topo

CONSULTORIA EM REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL

Dimensionamento de novas instalações com o projeto básico completo, desde o cálculo da capacidade frigorífica até o dimensionamento e especificação dos equipamentos e componentes dos sistemas.
Estudos e análise de viabilidade em instalações existentes para processos de retrofit, incluindo análise de custos utilizando o método “Life Cycle Costs” descrito pela ASHRAE.
Em instalações existentes que necessitam de otimização por estarem apresentando problemas de desempenho, consumo de energia, distribuição de carga térmica ou problemas operacionais a Tomaz Cleto Yawatz tem um serviço de análise epecial através da tecnologia do "continuous commissioning".

topo

CONSULTORIA EM SEGURANÇA E ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS PARA SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO POR AMÔNIA

Os processos de análise e gerenciamento de riscos em instalações de refrigeração por amônia estão cada vez mais detalhados e exigências por parte de órgãos do governo se tornam cada vez mais rígidas.
A Tomaz Cleto Yawatz possui tecnologia desenvolvida na área de gerenciamento de riscos, com suporte internacional, além de toda sua experiência em aspectos de segurança em instalações de refrigeração com amônia, para todo suporte necessário no desenvolvimento de análise quantitativa de riscos (utilizando software de simulações e análise de cenários críticos), análise qualitativa (tecnologias “HAZOP” e “What If”), além de consultoria na elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos e no Plano de Ação de Emergência. Além disso, participou como representante do IBF (Instituto Brasileiro do Frio) no comitê de desenvolvimento do “Manual de Orientação para Elaboração de Estudos de Análise de Riscos”, incluindo os novos “Critérios para Aceitabilidade de Riscos em Instalações Industriais”, da CETESB (98-99), em conjunto com várias associações e empresas brasileiras (destacando-se a ABIQUIM).

topo

Infra-Estrutura

INSTRUMENTAÇÃO

Para possibilitar a execução dos serviços descritos, a Tomaz Cleto Yawatz dispõe de instrumentos de última geração (periodicamente aferidos com padrões oficiais), das seguintes grandezas físicas: temperatura, umidade relativa, vazão de líquidos em tubulação, pressão, corrente, tensão, potência e fator de potência elétricos, nível e posição, rotação, nível de pressão sonora, concentração de soluções anti-congelantes, etc. As grandezas físicas podem ser monitoradas ao longo do tempo por sistemas microprocessados com softwares adaptados para cada finalidade.

topo

TECNOLOGIAS

Participa como membro de associações, através de seu diretor, das seguintes entidades: ASHRAE (American Society of Heating Refrigerating and Air Conditioning Engineers), IIF (Institut International du Froid), ISA (Instrumentation, Systems and Automation Society), e ANPRAC (Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado).
Além disto, mantém contato com entidades internacionais, tais como, IIAR (International Institute of Ammonia Refrigeration), AEE ( Association of Energy Engineers) e AIChE (American Institute of Chemical Engineers) e tem participado periodicamente em feiras e congressos internacionais.

topo